Os Mitos do Email Marketing e Porque te Deveria Importar comunicação

Penso ser a altura ideal para abordar o tema dos Mitos sobre o Email Marketing e em como esclarecer alguns pontos podem fazer a diferença nas tuas estratégias de marketing online.

Já não consigo contar pelas mãos as vezes que tenho lido que o “O Email Está Morto” ou no vulgar inglesismo “Email is Dead”. Até mesmo neste blog de marketing eu já escrevi sobre isso. Oh, por favor!

Mitos Mais Comuns Sobre o Email Marketing

Vamos expor rapidamente os Mitos de Email Marketing que costumo ouvir e ler com mais frequência e as minhas respostas para cada uma:

  • Os jovens já não utilizam o email. – lamento dize-lo aos fatalistas do meio, mas isso não é verdade. Sim, a forma de utilização do email mudou e até os seus hábitos de leitura do mesmo, mas isso não significa que os jovens tenham deixado de utilizar os endereços de email. Antes pelo contrário, nunca houve tantos endereços de email como hoje mesmo que até seja motivado pelas redes sociais que praticamente exigem a criação de um endereço para poderem abrir um perfil.
  • Hoje em dias, as redes sociais ocupam a preferência diária face ao email. – Sim, é verdade! Tens toda a razão, no entanto, mesmo assim, pelo menos uma vez por dia, metade dos utilizadores de internet mundiais verificam a sua conta de email. Wow… Mas sabes uma coisa? Uma das formas de crescer mais eficazmente o número de fãs nos perfis das páginas é através de email marketing. Complexo, verdade?
  • Taxas cada vez menores de abertura do email marketing. – Mais uma vez é incorrecto. Há dois conceitos distintos neste ponto particular; O primeiro é que apenas se mede uma abertura de um email quando se descarrega qualquer tipo de imagem do servidor de controlo e como a maioria dos sistemas de email inibem o descarregamento automático, as pessoas lêem a mensagem em formato texto sem ser medida. O segundo conceito é porque as marcas não têm aprendido com o passar dos anos e continuam a enviar mensagens que não são relevantes para o utilizador.
  • Quase Impossível de Chegar na Inbox dos Receptores. – Hummm… mais uma vez, se for relevante, tiver boas taxas de interação e uma boa reputação de sender, fica sempre nas posições cimeiras da caixa de correio dos teus subscritores (já agora, eles são TEUS subscritores, certo??)
  • O Email já não dá o Retorno de Outros Anos. – Lamento desapontar-te mas eu continuo a obter cada vez maior retorno das minhas acções. O mesmo se passa com as marcas que são bem apoiadas por profissionais experientes. Sabes que está estimado um investimento de $ 2.468 Biliões de dólares em 2016? Ah, em 2011 foi de $1.51 Biliões de Dólares. Nota-se crescimento ou é impressão minha?
  • O crescimento dos dispositivos móveis veio prejudicar…. Não, pára!! Não aguento mais tanta “imaginação”. Os dispositivos móveis só vieram aumentar a disponibilidade e a forma de aceder à nossa inbox. Sabes que a minha taxa actual de abertura em sistemas operativos móveis é de 31% do volume total? Portanto, não é que as taxas de abertura via desktop tenham diminuído. Até têm crescido, mas o factor móvel também está a aumentar drásticamente. Aproveita isso a teu favor.
  • As pessoas odeiam receber emails comerciais. – Até pode ser que não gostem de receber as tuas mensagens caso não lhes envies algo que realmente desejam receber. A questão é relevância e respeito. Se respeitares os teus subscritores ao lhes enviar apenas o que lhes for relevante, então vão adorar receber, abrir e interagir com todo o teu email marketing.
  • Existe um saturamento gigante de mensagens de email. – Talvez uma das maiores demonstrações de que o email não está morto e que tem uma posição reforçada na componente online é que existe uma tendência mundial de criação de startups apenas dedicadas a gerir e a filtrar os nossos emails.

Existem de facto muitos Mitos associados ao Email Marketing, mas o meu conselho neste aspecto é bastante simples. Se o que tem a publicar é válido, relevante e uma mais valia para o utilizador efectuar email marketing é rentável. Há pequenos truques de optimização que fazem toda a diferença, mas cerca de 70% do sucesso tem a ver com o conteúdo e com o facto de que estamos a fazer algo que os subscritores vão adorar ler ou interagir.

Se tivermos isso em conta, o impacto no nosso sucesso é por demais valioso para que se esteja a preterir face a outros meios mais “trendy” na nossa praça.

Se tens mais sugestões ou desejas partilhar a tua experiência connosco, podes faze-lo logo aqui abaixo nos comentários.

*foto gentilmente cedida por Vimages.

seoexperts360
Phone: +13036301380
Url:
720 S Colorado Blvd Tower 1120, Denver, CO 80246, United States
denver, CO 80246

Tags: