Bots inflacionam as taxas de engagement nas redes sociais marketing

Segundo o relatório publicado pelo WSJ, algumas marcas têm usado mensagens automaticamente geradas por bots (pequenas automações). Assim gamificam o algoritmo das redes sociais e atingem maior engagement.

Isto só por si é altamente interessante. Não apenas porque algumas marcas o puderam fazer para promover um produto que alguns apontam como prejudicial à saúde, mas acima de tudo porque foi… possível.

Vezes e vezes sem conta as empresas de social media têm vindo a público manifestar que tudo estão a fazer para evitar que as pessoas sejam influenciadas por terceiros nas suas redes. E continuamente estas notícias surgem a lume. Tal como Cambridge Analytica, pelos vistos qualquer marca com algum investimento consegue ludibriar o sistema que dá maior ou menor visibilidade às publicações nessas mesmas redes.

Bots altamente eficazes

Segundo as suspeitas avançadas, estes bots conseguiram não apenas simular interações entre publicações para ganhar mais alcance como ainda criar essas mesmas publicações. Estamos a falar de substituição por completo dos gestores de redes sociais humanos. Lá se vai mais um posto de trabalho. 😉 Brincadeiras à parte, torna-se impressionante ver como um pouco de programação e automatismos podem produzir conteúdo com esta capacidade de propagação.

Isto leva a conclusões mais abrangentes. Certamente que neste caso levantou alguma preocupação porque se trata de divulgação de um produto (cigarros eletrónicos) envolto em polémica. Mas se pensarmos noutras utilizações deste conceito, dentro em breve a maioria do que vemos nas redes sociais e a ter maior sucesso será criado por Inteligência Artificial.

A questão prende-se acima de tudo sobre quais soluções adotar para que não suceda no futuro. Acredito que as empresas por trás das redes sociais estão a fazer de tudo para evitar que este tipo de coisas suceda porque cedo ou tarde acabará com o seu negócio. Mas como fazê-lo sem acabar também com as ferramentas que calendarizam e publicam atualizações através de APIs de ligação? Ferramentas como Buffer, Sprout Social, Tweetdeck são super úteis para empresas que necessitam de preparar os seus posts regulares.

Os Bots serão perigo para a sociedade?

Como em tudo, a tecnologia pode ser utilizada para o bem ou para o mal. E o maior perigo neste caso dos bots é que podem ser utilizadores para influenciar a população a tomar decisões que de outra forma não sucederia. Refiro-me a eleições, sentimento racial, económico ou partidário. Qualquer que seja o interesse de pessoas com este nível de sofisticação poderá levar a cabo uma “lavagem cerebral” na população.

E para as marcas? Se um concorrente quiser prejudicar as Marcas B e C poderá fazê-lo através da mesma técnica e semear suspeitas, calúnias através de uma rede de bots. É perigoso se for utilizado para o mal. No entanto, numa filosofia eticamente responsável, seria uma forma interessante das marcas terem sempre conteúdo interessante perante a sua audiência e passar pelos filtros impostos pelas redes sociais.

Tags: