Vantagens de Comunicar Numa Nova Rede Social comunicação

O Facebook é o Rei das Redes Sociais a nível mundial. Ninguém se aproxima dos seus números de utilizadores. Tem vários concorrentes, como o Twitter, Google+, Linkedin, Pinterest e mais uns quantos que de alguma forma vão acumulando também utilizadores, mas a uma escala de crescimento mais reduzida se bem que depende da data de nascimento de cada projecto. Se compararmos, neste momento o Pinterest será a rede com maior volume de crescimento com uma adesão absolutamente estrondosa.
Se ainda quisermos comparar com a vertente Mobile, o Instagram foi notícia não apenas pela sua compra avultada por parte do Facebook, mas também porque foi a plataforma social que mais downloads da aplicação móvel registou em apenas 24 horas, quando se lançou na plataforma Android. Um estrondoso 1 Milhão de Downloads em apenas 1 dia.

Mas Será Que Devemos Concentrar Todos os Esforços no Facebook?

Se tivermos apenas em conta o volume de utilizadores da plataforma, temos que dizer que sim. Mais vale esforçar-se com a pouca disponibilidade que tem, na plataforma que mais potencial terá em termos de chegar ao maior número de potenciais clientes. Mas será mesmo o mais rentável?

Eu direi que não. Depende do seu negócio, depende de quais são os seus potenciais clientes e depende acima de tudo da sua estratégia de angariação. Mas isto será talvez muito vago.

Aprofundando mais, devo dizer que cada caso é um caso particular, mas consoante o seu público-alvo, podemos dirigir o nosso esforço para as plataformas onde eventualmente tenhamos maior rentabilidade. Para isso, como sempre, precisamos conhecer o nosso potencial cliente. Ter uma ideia concreta (apesar de mais ou menos abrangente), sobre como é o tipo de pessoa que queremos impactar e quais os seus hábitos. Acima de tudo, deve-se ter em conta que esse potencial cliente pode ter uma certa forma de estar ou hábitos no offline, que diferem no digital. Faça um estudo de mercado  e verifique como são esses hábitos para saber onde deve aplicar o seu tempo e recursos.

Menos Ruído, Maior Impacto

No mercado Português, o Facebook é rei e senhor, já no Brasil, por exemplo, o Twitter é a segunda-plataforma com maior nº de utilizadores, mas muito próximo do seu concorrente mais directo. Na verdade, a língua Portuguesa é a segunda língua mais falada no Twitter. Mas mais uma vez não creio que a razão esteja apenas no número de utilizadores. Caso sejamos early-adopters de uma plataforma que terá ainda alguns passos de crescimento ganhamos acima de tudo, uma base de primeiros utilizadores que nos procurarão dado que não existe ainda muita concorrência a utilizar de forma efectiva essa plataforma.

Além disso, a taxa de interacção numa plataforma que não esteja massificada é muito maior que numa rede que tem já muito ruído de muitas marcas a competir pela atenção dos utilizadores que por lá circulam. Convenhamos, que interagir com uma pessoa no Google+ será sempre mais efectivo que tentar o mesmo com um utilizador do Facebook. Não é comparável em certa medida, dado que têm funções e objectivos distintos, mas pelo mesmo número de seguidores, consegue-se maior interacção na plataforma do Google que na do Facebook. Há estratégias que tendem a melhorar os resultados em qualquer dos sistemas, mas em início de estratégia é assim simples de entender.

No caso do Google+ ainda tem como mais valia o facto de que inerentemente, por muito que digam o contrário, estar a influenciar o posicionamento da sua página nos motores de busca. Já o Twitter, para além de igualmente ser uma forma influenciadora de melhorar a sua relevância e isso se reflectir em outras formas de benefício, consegue utiliza-la como uma plataforma muito mais user-friendly de verificar o que falam sobre si e a sua marca e poder interagir em tempo útil, muitas vezes até como Apoio ao Cliente.

As potencialidades são enormes. E colocar todos os ovos num mesmo cesto, não me parece uma atitude inteligente a médio-longo prazo.

Tags: