Sabes Vender o Teu Peixe, mas principalmente Sabes Entregar? comunicação
Ainda sobre o evento do QSP Marketing que se desenrolou no Porto há umas semanas, um dos expositores encontrou uma forma bastante original de se destacar na altura dos coffee-breaks. Era a Opal com elementos trajados de peixeiros que estavam a vender o seu peixe, com os seus célebres pregões alto e bom som.
A iniciativa, sob o meu ponto de vista teve os seus frutos porque não passaram indiferentes.
Vende o Teu Peixe
Mas o que me leva a falar de vender o teu peixe é porque eu sei como é difícil chegar ao ponto de conseguir mesmo VENDER o teu PEIXE. Primeiro tens que apregoar, fazer-te notar perante os restantes concorrentes que fazem exatamente o mesmo e perante tal há duas coisas que podem ser decisivas:
- Relevância e Reputação (são uníssonas): É a reputação que faz igualmente que tenhas a relevância na hora de optar por um produto ou serviço, assim como teres produtos diferenciados que nesta situação te demarcam como a opção mais relevante e praticamente sem concorrência.
- Preferência e Pregões: Nesta situação tens que lutar mais, ser mais criativo na forma como pregoas para que os restantes reparem nessa diferença e se acerquem de ti para finalmente saber mais sobre a tua empresa e o que vendes. É uma batalha difícil em que se tem de estar sempre a inovar e a investir repetidamente.
Entrega o Teu Peixe
Ok, conseguiste vender o teu peixe. Suscitaste o seu voto de confiança e decidiram optar pelo teu produto. A primeira fase foi completa com sucesso! Parabéns. Sente a palmadinha nas costas e um coroar de palmas, mas ainda não abras a garrafa de champagne. Não quero ser desmancha prazeres, mas ainda tens muito trabalho pela frente.
É que agora tens que Entregar o que tanto apregoaste. Tens que Entregar o que Prometeste e se possível ainda surpreender pela positiva. Marcar a tua reputação e criar a bendita relevância.
É de suma importância para que se gere um cliente satisfeito, um membro ativo da tua Tribo que eventualmente irá atuar como um excelente disseminador do teu nome e da tua competência. Será o mais valioso partilhador da experiência obtida que por sua vez gerará uma onda de influenciadores à roda de ti. A tua pequena tribo que serão ativistas da tua causa e das tuas práticas.
Terás que alimentar esse público/cliente fiel com mais excelente serviço, com mais material para que possa apoiar a sua referência viral e estar presente na sua vida para que sempre estejas no seu top-of-mind.
It Pays-Off
Na realidade compensa entregares o que apregoas. Não apenas porque evitas uma corrente de reclamações e situações danosas para a tua marca, como ainda se reflete nas compras futuras e na disseminação da mesma.
Mas mais uma vez, isto é algo que já sabias, eu apenas quis te lembrar de novo. 😉