Sabes o que é o Groupon? Um Sistema de Email Marketing! comunicação

 

Muito se tem falado sobre o Email Marketing ter morrido, mas o que é um facto é que ele está mais vivo do que nunca. Apenas talvez tenha que passar por um re-branding para se demarcar das campanhas de “morte anunciada” de que tem sido alvo ao longo destes últimos meses.

O que é de facto o Groupon?

Esta é daquelas empresas que mais tem sido falada na webosfera do último ano. Muito devido à notícia da recusa da oferta do Google pela sua compra no valor de 6 mil milhões é certo, mas também porque tem crescido de uma forma tremenda e acima de tudo, tem conseguido demonstrar que tem um modelo de negócio que dá mesmo revenue.

Mas de que se trata mesmo este modelo de negócio e em que medida é que isso pode ser interessante para a tua marca?

Sob o meu ponto de vista não se trata de algo diferente de um programa de Email Marketing extremamente apurado e com efeito viral intrínseco. Resumindo, é puro Email Marketing.

Senão vejamos:

  • É criado um incentivo e uma mais valia para que a pessoa se registe ao obter de imediato um crédito interessante que pode reverter numa compra.
  • Ao estar registado, tem de imediato acesso à Promoção do Dia que por sua vez está interligada com a Escassez da mesma. Ou seja, é dado um determinado tempo limite para poder adquirir esse desconto interessante ao mesmo tempo que lhe é indicado que se um determinado número de aderentes não comprar também não poderá conseguir essa promoção. Ou seja, cria escassez e incentivo para divulgação e compra de imediato.
  • É-lhe enviado um email diário com a Promoção do Dia, acompanhado por pequenos links para eventuais outras Promoções do seu interesse.
  • E tudo volta ao início…

Não é isto o bom velho marketing de incentivos? Não será esta uma ferramenta que vive em cima de uma lista de subscritores devidamente incentivados e com target bem definido?

Groupon nas Redes Sociais

Groupon no Facebook

Sim, o Groupon e outros modelos similares também estão nas redes sociais, mas apesar de não ter dados concretos sobre conversões algo me diz que não será daí a grande fatia diária de vendas das suas Promoções. Na verdade, penso que nem sequer têm forma de retribuir a oferta de um determinado valor se não for através do sistema interno do seu site de envio a um amigo. Ou seja, o processo via email.

Sim, tem alguma profusão viral via botão “Like” por exemplo, mas em termos efectivos, duvido muito que seja o grande percentual de vendas diárias. Penso que isso poderá ser modificado no futuro, mas não é o que tem conseguido que a Groupon seja a cereja que todos querem colocar no seu bolo. O que tem feito este projecto tão “delicioso” é a sua ferramenta de envio de alertas por email diariamente, segmentada por região.

Como Podes ter um Groupon Próprio?

Bem, é bastante simples na verdade. Basta seguir algumas regras próprias de qualquer boa estratégia de marketing:

  1. Crias um produto/serviço de informação sobre um tópico que seja realmente uma mais valia para os que te irão receber regularmente na sua inbox.
  2. Providencias realmente bom conteúdo, seja teu ou de empresas externas que sejam adequadas ao teu target, para que te mantenhas sempre relevante e activo(a).
  3. Sê regular. A Groupon envia diariamente, mas podes sempre ter uma cadência semanal ou quinzenal.
  4. Segmenta. Antes de qualquer envio, tenta segmentar a tua base de contactos face aos seus interesses, região, idade, etc. Aquilo que de alguma forma vai tornar o teu conteúdo mais relevante e interessante para os mesmos.
  5. Dá Incentivo. Seja através de uma promoção, seja de um desconto, ou (e este é o meu preferido) através de conteúdo valioso na forma de um eBook ou de um documento que nos seja uma mais valia óbvia.
  6. Cria Escassez. Apesar de quereres que seja uma venda contínua dos teus produtos pensa que se criares um tempo limite para a oferta a um preço especialmente mais baixo durante aquele tempo inicial, vai criar uma necessidade premente de aproveitar aquele desconto naquela altura, ou caso contrário perde a oportunidade. As pessoas necessitam destes pequenos impulsos para tomar a decisão, mesmo quando aprecia um determinado produto ou serviço.
  7. Torna tudo muito fácil de concluir. O processo de compra do item deve ser rápida, fluida e sem qualquer ponto de distracção. Testa e volta a testar até afinares tudo ao ínfimo pormenor.
  8. Aproveita a Oportunidade de seres Recomendado(a). Dá-lhe um valor monetário ou de outra índole para uma próxima compra se te recomendarem aos seus amigos e assim aumentares de forma orgânica a tua base de contactos.
  9. Cumpre as boas regras do Email Marketing e nem sequer penses em fazer SPAM.

Descontos e Promoções Avulso

A forma de trabalhar da Groupon é através de Promoções, cortes de preço, Ofertas Especiais, etc. O problema dessa forma de divulgação e incentivo é que eventualmente vais atrair o tipo de pessoas que eventualmente não será o mais interessante para ti. Fazer a diferença pelo preço talvez não seja o mais indicado para ganhar cota de mercado e clientes fieis, se depois vais querer implementar os teus preços normais.

Daí que o meu método preferido é através de conteúdo relevante. Se trouxeres valor em termos de informação tens sempre carta branca para enviares a tua mensagem e te tornares interessante o suficiente para seres reencaminhado para outros potenciais interessados.

Com certeza não vinculei aqui todos os métodos que se podem aplicar nos mesmos moldes, daí que estás livre de partilhar as tuas sugestões aí em baixo nos comentários. Está aí para isso mesmo.

Tags: