Regra nº1 para uma Landing-Page comunicação

 

Já aqui tinha falado anteriormente de Landing-Pages e agora continuo o tema com algo que considero importante. Esta manhã estava a navegar por uma série de feeds que me alimentam a minha sede diária. Invariavelmente há sempre algo que me deixa com um sorriso de bem-estar por saber algo novo, algo que sinto que vem me trazer soluções para algumas questões.

No entanto, também invariavelmente, vejo situações que me fazem eriçar a nuca porque são erros crassos e que certamente estará a danificar os resultados pretendidos.
Mas ninguém nasce ensinado, portanto é nosso dever ir sempre tentando aprender com os nossos erros e sucessos e se possível, com os dos outros.

Bloqueios a uma boa Landing-Page

Penso que é do conhecimento comum que uma Landing-Page é uma página de recepção de alguma iniciativa que desenvolvemos precisamente para trazer pessoas para essa mesma página. Portanto, se a ideia é levar um público (seja vasto ou segmentado) para essa página, porque depois devemos dificultar-lhes o trabalho para acederem à mesma?

Isso pode suceder com um sem número de situações, sendo que vou enumerar algumas para que mais facilmente as possas identificar:

  • Efectuar a página em qualquer sistema ou software que necessita de actualizações de plugin para que seja vista. Por exemplo Flash, Silverlight, etc.
  • Colocar javascripts que na verdade não estejam estandardizados e que os browsers obtenham erro de acesso.
  • Efectuar uma página que funciona apenas em alguns navegadores e sistemas operativos e não em outros.

Isto são apenas alguns exemplos, havendo obviamente muitas mais situações similares, mas a ideia geral é que se tornam minimamente difícil chegar e receber a mensagem inscrita nessa Landing-Page, estamos a prejudicar-nos no ROI da acção.

Objectivo de uma Landing-Page

Uma boa Landing-Page é uma página que pode estar inserida num micro-site, num espaço especial de um site institucional ou mesmo uma simples página web. As formas são inúmeras, sendo que apenas interessa o objectivo primordial.

Normalmente é sempre o fim de uma acção que começará num banner, num artigo, num link, num tema desenvolvido com intuito de transmitir uma mensagem, mensagem essa que sendo apelativa para a pessoa envolvida, resulta numa acção dessa pessoa em querer saber mais e logo, chegar a esta Landing-Page.

Esta página deve assim ser uníssona com a primeira mensagem emitida para que não haja frustração ou confusão por parte da pessoa envolvida, mantendo a mesma linha de comunicação. Depois, é consoante a intenção pretendida pelo criador da mesma.

Pode ser um formulário de pedido de mais informação, pode ser um comércio electrónico, apenas a passagem de informação ou branding, um formato viral, as hipóteses são infindáveis, mas a regra não!
A regra é tornares 100% facilitada a vida de quem chega para que possa beneficiar e compreender a tua mensagem.

Partilha a tua experiência, diz-me a tua opinião…

Tags: