Quem É o Principal Inimigo do Gestor ou Empresário? comunicação

Ora aqui está uma pergunta que muitos acharão simples de responder. Afinal qual poderia ser o principal inimigo de um gestor, de um empresário, de alguém que está a lutar todos os dias para manter o negócio vivo?

Há várias suposições tais como os impostos, o mercado competitivo ou mesmo os empregados preguiçosos. Hummm… errado!

Claro que existem inúmeros obstáculos e perigos que rondam os bravos gestores portugueses. Sim, há que ser corajoso e ter um coração de ferro. Mas não acho que o principal inimigo de um empresário ou gestor venha do exterior ou mesmo de outras pessoas que não do próprio.

Sim, isso mesmo! 

O Maior Inimigo de Um Empresário ou Gestor É… O Próprio!

E porque é assim?

Uma pessoa que luta constantemente todos os dias para manter o negócio vivo e que cresça com fulgor, tem que estar na maioria das vezes certo. Isto porque não existe muito espaço de manobra.

Seja um empresário de uma Pequena ou Média Empresa ou o Gestor de uma Multinacional, os erros cometidos podem ser fatais seja qual for a grandeza do budget que tem para arriscar. Portanto é uma responsabilidade que sentem nos ombros sempre que têm que tomar uma decisão.

E não, não é mais complicado para uma PME ou para uma Empresa Multinacional. As decisões quando tomadas a um nível de magnitude superior também têm consequências de volume imprevisível. Veja-se o caso de decisões como as que têm sido feitas pela Yahoo! ou alguns Bancos Internacionais que não precaveram certas crises que apenas demonstraram alguns défices que tinham nos seus próprios negócios.

Mas vamos deixar de falar dos perigos, vamos falar das oportunidades. Também são esses gestores que devem e têm a oportunidade de fazer verdadeiras obras primas da gestão e re-escreverem o mundo segundo os seus próprios percursos.

Mas para isso, têm que abraçar tanto os perigos como os privilégios da sua posição. Não se pode viver no medo, estagnados e sem tomar decisões com receio de que seja a errada. Parar é morrer e não se deve temer investir, desde que bem informados dos benefícios ou consequências de cada acto.

Portanto a minha dica desta semana é que não deve parar de investir no seu negócio só porque existe uma crise nacional. Devidamente informados sobre as melhores práticas poderá levar o seu negócio bem longe e vencer bastantes obstáculos e reverter qualquer obstáculo que se lhe apresente.

Assim sendo, não receie o seu Pior Inimigo, você mesmo, mas torne-o no seu Melhor Amigo.

Se pactua da minha máxima um forte Abraço! 😉

Tags: