Quando Se Perde a Noção de Valor Acabamos Mais Pobres comunicação

Quando vi esta notícia do The Next Web sobre o valor de mercado do Instagram após a compra por parte do Facebook em relação ao The New York Times não pude deixar de ficar siderado.

Como pode uma aplicação para partilhar fotos entre os amigos valer mais do que uma instituição que tem a credibilidade e a capacidade de jornalismo de investigação como o New York Times? Não pode ser ou há algo muito errado nestas equações.

Sinceramente acredito que existe um complexo de bolha por rebentar a qualquer momento tal como sucedeu no início deste século.

Valor de Mercado vs Valor Cultural

Eu trabalho em Marketing e sei que tudo depende da forma como contamos a história, mas devo dizer que mesmo no Marketing tem de existir ética e sentidos de justiça, lealdade. Quando uma instituição como o New York Times fica em perda perante uma aplicação de partilha de fotos e cujo modelo de negócio ainda não originou um único dólar, há algo que falhou brutalmente em todo este processo.

Vivemos em tempos conturbados, em que os jornais estão a perder em toda a linha quase como se fosse uma vingança do povo face a quem concebia as notícias. Há quem diga que é o fim das influências nefastas dos grupos de pressão e de controlo de informação. Há quem diga que é um modelo que está destinado ao falhanço pelo conceito em que não se paga por conteúdos. Tudo está livre online, portanto porque pagar por conteúdos.

Sinceramente, creio que existe espaço para um mix entre conteúdos premium de investigação e publicidade agregada. E isso, meus amigos, terá muito mais valor que uma aplicação que partilha fotos entre as pessoas que se seguem virtualmente mas que nenhum montante paga pelo serviço.

Pinterest Pode Ser Ainda Mais Valioso que o Instagram

No que concerne ao conceito de Valor, penso que deveríamos considerar o Pinterest como muito mais valioso que um Instagram. Isto porque já deu provas que produz muito mais revenue que o sistema adquirido pelo Facebook. No entanto, não é por isso que o colocaria acima de um New York Times a não ser que efectivamente conseguisse gerar receitas que o justificassem.

Cada vez mais tenho dificuldade em perceber como poderemos num mundo capitalista, dar mais valor à questão reputação, credibilidade, cultura em comparação com a nova moda “geek” que chame as atenções.

Realmente estou cada vez mais de acordo com Jason Fried e David Heinemeier Hansson da 37Signals em que afirmam que as avaliações e investimentos efectuados nos últimos meses estão bem acima da realidade e do que realmente valem. Isso é um risco e ao mesmo tempo uma chamada de atenção. Escolhe bem onde investir o teu dinheiro antes de caires num turbilhão decadente e ficares a perder.

Tags: