Qual o Verdadeiro ROI – Return of Investment ? marketing
Esta é a pergunta que sempre me questionam em relação às campanhas efectuadas quando os números não são assim tão lineares. Números são números e podem ou não indicar se uma campanha teve ou não o sucesso pretendido. Mas apenas são indicadores de sucesso se à partida definimos que determinada indicação é o expoente que devemos seguir para medir os resultados.
O problema é que por vezes é difícil definir qual é essa indicação que devemos seguir para medir os resultados. Uns dirão que foi o CTR, outros que foi a taxa de Pageviews, ou a taxa de Followers, a quantidade de Leads, a quantidade de vendas… Enfim, é infindável a forma como se poderá ou não medir esse sucesso. E os números são apenas isso, números!
Apuramento dos Valores
Primeiro que tudo há algo que deve ser conseguido de uma forma transversal a todas as plataformas ou meios. Esse algo é tracking. Temos de conseguir rastrear absolutamente tudo o que nos seja possível monitorar. Desde os pageviews das nossos anúncios, aos cliques, às reacções, aos efeitos virais, às navegações dentro dos sites pretendidos, segmentações e targets, etc. Mesmo tudo o que seja possível.
Hoje em dia já são bastantes as ferramentas que ajudam a conseguir conjugar estes resultados bastante bem. Desde plataformas como a DoubleClick, Google Analytics, e-Planning, OpenX, entre outras mais recentes como o MixPanel que está a ganhar muitos adeptos por ser muito fácil de usar.
A ideia é que no final se obtenha uma ideia muito clara do que se conseguiu atingir em termos de audiência, engadgement e subsequente concretização do objectivo inicial. Agora aqui reside, a meu ver, o principal tema mais complexo de definir. O objectivo inicial deverá ser SEMPRE o nível de sucesso da acção? Porque se o objectivo inicial for vendas de e-commerce por exemplo, o número de itens comprados e subsequente valor de aquisição é o que deve ser rebatido face ao custo da acção. Vendas versus Custos.
Vendo por aí seria simples, mas como eu referi anteriormente, a situação é mais complexa.
Ou seja, O Marketing!
E então e a exposição da marca? O branding logrado? A viralidade da acção? A angariação de pré-leads e registos de interessados na marca antes da venda por assim dizer? E a potencialidade de converter estes interessados em compradores?
São várias perguntas e apenas uma resposta: TUDO deve ser incluído na equação. Somente com todos estes factores introduzidos poderá obter o REAL valor da acção que desenvolveu.
Qual a tua experiência em relação a este tema?