Presença Online em Simples Passos III marketing

 

Nos artigos anteriores sobre a Presença Online em Simples Passos, foquei desde a compra de domínios, alojamento online, e sistemas de CMS tais como o e-commerce. Agora irei apresentar outras opções de CMS.

WORDPRESS

O WordPress é a plataforma mais utilizada mundialmente por utilizadores avançados e mais básicos porque é tanto simples de utilizar como tem tudo para deixar o mais conhecedor com um sorriso de satisfação. Isto porque além de ser uma plataforma open-source cheia de inovações constantes, ainda possui uma enorme comunidade de apoiantes que desenvolvem plugins próprios para que se adapte a praticamente todas as necessidades que se lhe possa apresentar. No entanto, deves ter em conta que serve muito bem para uma situação constante de actualização de conteúdo, inclusive está perfeitamente customizado para funcionar com os bots do Google o que também ajuda a ser uma ferramenta de eleição.

JOOMLA

Se a intenção é ter um sistema de gestão de conteúdos bastante robusto e que suporte todas as necessidades básicas de um site, então o Joomla é a solução mais óbvia. Tem vários anos de desenvolvimento e é uma das soluções mais procuradas, tanto por amadores como por profissionais pela sua versatilidade. Pode servir como site institucional da empresa assim como hub de uma central de comunicação.

DRUPAL

O Drupal é um sistema CMS com uma grande comunidade que fervilha em prol desta plataforma. Por um lado é tremendamente simples, no entanto, para o tornar numa plataforma mais adaptável tem que efectuar umas alterações significativas e exige bastantes mais conhecimentos. Não recomendo para quem está recente nesta situação.

SMF

Esta plataforma SMF tem ganho muitos adeptos porque possibilita o conceito de comunidade e fórum. Pode mesmo ser o ideal para quem queira ter espaços de interacção e discussão com os seus clientes e que possam trocar ideias. É nestas plataformas que se pode escutar o que se fala sobre a nossa marca e temos a capacidade de responder na altura apropriada facilitando assim a sua melhor conversão.

Em resumo, depois de todos estes, não existe uma opção paga em questão de CMS que seja de optar a não ser que já tenha um budget considerável de parte para iniciar este projecto. Recomenda-se por exemplo, que invista, isso sim num bom design ou template pago. Isso é um excelente investimento e acredita quando digo que trás retorno.

Vai dando feedback sobre algumas questões que não tenham sido esclarecidas por enquanto. Irei trabalhar para as solucionar assim que possível.