Presença Online em Simples Passos comunicação
Esta é a segunda parte de uma série de artigos relativos à criação de uma estratégia de marketing online. Pretende-se com esta série que tenhas todos os elementos necessários para criar a tua presença online de uma forma eficaz e com todas as boas práticas para ter o sucesso pretendido. Claro que há sempre pormenores e iniciativas que se tomam entre todos estes passos que fazem com que uma aposta tenha mais resultados que outra, mas isso são situações que podemos rever mais à frente.
Agora pretende-se que tenhas a versão base para que depois se possa dar início à versão mais avançada da mesma.
COMPRA DE UM DOMÍNIO ONLINE
Para se ter uma presença online, tens duas hipóteses que depois se sub-dividem em mais variantes, mas eis o importante: ou tens um domínio próprio ou optas por um sub-domínio porque decidiste alojar num serviço que te dá o serviço gratuito mas sob a sua marca. Pessoalmente, prefiro sempre optar por ter o meu próprio domínio porque me dá a liberdade de poder remeter esse domínio para qualquer sistema que eu decida utilizar.
Vantagens e Desvantagens de um Domínio Próprio
Vantagens
- Liberdade de acção. Podemos mudar de fornecedor e de sistema de implementação, porque basta direccionar a sua direcção para o local que se pretender e que o suporte.
- Branding. O domínio é por onde as pessoas que já conhecem o teu negócio ou que viram a sua referência, irão procurar primeiramente. Seja em *.com.br, *.pt ou qualquer outra terminação, o que torna relevante é a tua marca estar presente nesse domínio.
- SEO. Por muito que os gurus da optimização digam o contrário, ter um domínio com a tua marca é um bom avanço para que quem pesquise nos motores de pesquisa.
- Blindagem. O facto de teres os domínios de internet com a tua marca previne que outros a possam registar e poder denegrir a tua imagem.
Referência. Tens que marcar o standard e saber que se as pessoas têm determinadas tendências na sua rotina de navegação, deverás aproveitar para marcar a tua posição.
Desvantagens
- Custo e Manutenção. O facto de teres um domínio requer que o compres a uma entidade representativa dos registos de internet.
- Eventuais Processos Burocráticos. Em algumas terminações de domínio como o *.pt ou *.com.br requer que seja uma marca registada ou denominação de uma empresa daí que seja necessário alguma burocracia.
Formas de comprar Domínios Online
Podes sempre recorrer a entidades representativas para cada terminação pretendida. Em *.pt existem vários registrars existentes, mas o mais oficial será o DNS.pt (da FCCN), em *.com.br poderás utilizar o serviço do Registro.br onde terás todas as documentações necessárias para tal.
Em *.com (domínio mais valioso e considerado mundialmente) poderás então utilizar mesmo vários representantes pois o seu registo é muito mais liberal. Recomendo o GoDaddy pois além de ser o maior, também tem bastantes serviços adicionais que podem ajudar numa primeira fase.
ALOJAMENTOS ONLINE
Para se ter uma presença online, necessitamos de ter o nosso domínio alojado em algum provedor deste tipo de serviços. Conforme disse no início, existem sistemas que são gratuitos que podem alojar ou aceitar que o domínio seja reencaminhado para esse sub-domínio ou provedor. Disso depende da estratégia inicial de presença online como já foi referido anteriormente.
Se o que pretendes é ter um sistema simples recorrendo a uma função de blogging, então podes perfeitamente optar por um serviço gratuito como o posterous.com ou outras entidades do género. Para uma maior liberdade de acção e de adaptação tecnológica podes sempre optar por um CMS como o WordPress.
Caso pretendas, conforme mencionei acima, podes sempre optar por um serviço de alojamento profissional para teres recursos com que possas contar caso venhas a ter tráfego intenso e que necessites de estabilidade e qualidade de serviço.
Neste caso e refiro que não tenho qualquer experiência com a qualidade de serviço destes serviços, mas a sua reputação online tem mantido sempre uma linha de cumprimento do que se propõem.
RackSpace (link patrocinado) são conhecidos por terem uma assistência que eles definem como fanática.
GoDaddy (link patrocinado) também possui serviços de hosting, mas não há algumas controvérsias sobre a sua estabilidade e opções.
NFSI (portuguesa) também tem sido referida como uma opção.
UOLHosting (brasileira) também tem robustez suficiente para suportar qualquer acção online.
Num próximo artigo iremos seguir com esta temática tão essencial a qualquer boa iniciativa. Fica em sintonia e se tiveres sugestões a fazer estás à vontade!