Porque é que os Códigos QR estão na berra enquanto ferramenta de marketing? comunicação
O facto de estar a ser cada vez mais utilizado pelos Marketers a nível mundial para integrar as suas comunicações é porque as suas capacidades podem ser praticamente ilimitadas e de muito simples utilização para fazer chegar promoções, informação detalhada e integrar interactividade com os seus potenciais interessados.
O leque de interação é fantástico dado que permite que estando na rua a ver um outdoor com alguma informação que interessou pode, utilizando um smartphone com câmara aceder a mais informação ou um pequeno anúncio multimédia que irá dar maior abrangência à tua marca.
Mas porque é que agora é o momento?
Porque o nível de conhecimento das pessoas sobre os códigos QR ou Quick Response Codes é neste momento bastante mais alargado do que se poderia pensar e a proliferação de smartphones com essa capacidade é hoje várias vezes superior que no início da sua implementação.
Num recente estudo da agência MGH, efectuado este Fevereiro de 2011 e publicado pela eMarketer, comprova que a sensibilidade por parte dos utilizadores do que representa o código QR é hoje bastante maior do que poderíamos supor. Apesar de ter sido efetuado nos Estados Unidos, penso que podemos considerar que os valores demonstrados em Portugal serão tanto ou mais volumosos e o mesmo se passa nos mercados mais emergentes de expressão portuguesa como o Brasil.
Talvez porque é uma certa novidade, quase todos os que veem um Código QR e que realmente o utilizam é praticamente idêntico.
Qual o Interesse por Parte dos Utilizadores?
Penso que se torna claro com estes dados apresentados pela eMarketer em que o efeito imediato é o mais procurado como descontos especiais ou cupões de pontos, se bem que ter acesso a informação adicional é quase tão alto, portanto mais uma vez demonstra que a técnica de estar sempre a efetuar descontos nem sempre é a forma mais proveitosa de estabelecer sensibilização por parte dos teus potenciais clientes.
Mas penso que é claro que o SMS ainda é o formato preferencial para oferecer condições especiais pelo seu imediatismo e facilidade de utilização.
As potencialidades são inúmeras. Desde conseguir efetuar ações em 3D após a leitura do código intrínseco, até entrar em microsites específicos que apenas os provenientes do código poderão aceder, as possibilidades como disse no início são inúmeros.
Sugestão de uma Ação Viral e de Ativação de Marca
Porque não elaborar um Passatempo em que a sua ação se insere tanto online como offline, facultando determinados códigos QR que dariam pistas para encontrar os próximos. Quem conseguisse chegar ao final do Passatempo primeiro, ganha um prémio. Toda a ação/desenvolvimento do Passatempo podia ser monitorada por um microsite específico, com ligação às Redes Sociais e às vertentes móveis, tornando a sua ação transversal e com impacto significativo.
Que mais ideias tens após este conteúdo? Partilha… ou talvez não e as implementes. Em todo o caso, espero que tenha sido útil.