Óbito anunciado: RSS, Email Marketing e Botão Like comunicação

 

É bastante comum serem lançadas notícias em que se declara a “morte” de um determinado meio de comunicação em detrimento de outra tendência que virá ter maior predominância.

Desta última feita, é o Botão “Like” do Facebook que segundo alguns analistas terá a sua efetividade revista de acordo com um determinado sistema de ROI e assim sendo perderá o seu atual interesse. No entanto, é algo que sinceramente não concordo. Penso que é tudo uma chalaça assim como foi a anunciada “morte” do Email Marketing, do RSS e dos Banners, para nomear alguns.

Afinal perde ou não efectividade?

Honestamente, não se trata de uma verdadeira perda de efectividade, mas sim de uma análise distinta da forma como contabilizamos a sua influência.
Só para dar um exemplo, hoje em dia existem 4 ou 5 vezes mais utilizadores de email que há 5 ou 6 anos atrás e no entanto afirmam que o email já não é uma forma de comunicação que tenha a sua devida importância.
De há 8 ou 9 anos para cá, sentenciaram o RSS também ao seu definhamento, mas ainda hoje são lançadas aplicações web que se baseiam nessa tecnologia e tem mais subscritores desse sistema que alguma vez sucedeu. Há blogs de sucesso que o são porque têm o sistema de RSS inserido nas formas de subscrição do mesmo.

Como muito bem expressou Seth Godin, quando o hype de determinado meio perde a sua força e se torna um pouco status quo é quando se pode aproveitar melhor esse fluxo e obter retorno mais efetivo.

Aproveitar o Momentum

É quando todos tentam se degladiar no campo da mais nova tendência de hype, que podemos aproveitar melhor os meios que continuam bastante efectivos, aliás, mais efectivos do que nunca porque as pessoas já estão mais savvy e sabem como agir da forma que se pretende.

Ao saber como introduzir as melhores práticas em cada meio, obténs o melhor retorno do investimento.
Portanto, torna-se claro que as menções de que o RSS, o Email Marketing, os botões Like, os agregadores de conteúdo como Digg, os blogs e afins estão “mortos”, são para mim uma boa notícia. É da maneira em que saíram os trolls e os que estragavam os meios com as práticas do show-off and no gain e podemos finalmente aproveitar para fazer o que sabemos fazer bem.

Bem, creio que a seguir será o “Digital Marketing is Dead, Long Live the Outdoor”… just kidding. 😉

Tags: