Na Disciplina de Marketing Direto, será o Meio Digital apenas mais um Canal? comunicação

Recentemente, Michael LeanderOrador e Consultor de Marketing que por várias vezes esteve em Lisboa com seminários esgotados, produziu mais um CMO Talk e desta vez com Ajay Row, Executive Director da Aimia, um dos maiores Serviços de Customer Loyalty na Índia. O que gostei bastante desta pequena entrevista é porque aborda um tema que sempre vem à conversa quando se fala de Marketing Direto, Marketing Digital e evoluções, paradigmas, etc. Ou seja, será que o Meio Digital é apenas mais um canal para o Marketing Direto ou se trata acima de tudo de uma Disciplina em si Própria que necessita de ser estudada em separado?

Eu devo dizer que sou bastante eclético na forma como abordo o Marketing. Acredito que o Marketing não deve ser transmitido tendo em conta apenas vertentes, sejam elas quais forem, mas sim pelo que faz mais sentido para a Marca e acima de tudo com projeção no consumidor. Onde é que ele está e como faz mais sentido/mais relevante para ser abordado de uma forma que aprecie a marca da forma como desejamos que o seja. Complicado? Até pode ser, mas segundo o meu ponto de vista (pessoal), os Meios são apenas isso: Canais de Comunicação que podemos utilizar para comunicar com a nossa audiência. Que existem características próprias que condicionam o veículo de comunicação na forma e efeito, dependendo do meio? Completamente de acordo.

Em resumo, o Marketing deve ser pensado de uma forma completamente holística e presente em todas os mecanismos da marca, no entanto deve ser aplicado de forma diferente respeitando os canais que irá utilizar para chegar à sua audiência.

Neste caso, as bases do Marketing Direto são absolutamente a produtora do conhecimento para conseguir os melhores resultados e objetivos da ação de comunicação por marketing direto, mas o canal Digital, seja ele via Email Marketing, SMS, Instant Messaging, etc que se utilize tem as suas particularidades, mas vive da sapiência das bases que são estudadas há centenas de anos. Se aplicarmos os conceitos de Drayton Bird, David Ogilvy e muitos outros nas nossas acções de Marketing Direto, especificamente na vertente Digital, teremos resultados garantidamente mais eficazes e volumosos que sem esse conhecimento e valor acrescentado.

Portanto aqui não se aplica a “guerra” entre o Marketing Direto Tradicional vs o Marketing Direto Digital. São a mesma coisa. Apenas aplicados de uma forma diferenciada porque o Meio é distinto.

Não percas o vídeo abaixo porque muita informação interessante é transmitida.

 

Tags: