Mobile Marketing no Marketing Mix comunicação

 

Ainda com referência ao último artigo sobre Marcas – Relevância vs Preferência com os insights de David Aaker, volto a aproveitar a conferência QSP Summit à qual atendi, para falar sobre os comentários de Mark Haviland, director de marketing da região EMEA da CNN.

Marcas deverão ser acedidas transversalmente, mas mantendo os seus valores

Que devemos introduzir a nossa marca no Mobile Marketing isso é cada vez mais uma necessidade e não uma opção. No entanto, há que se ter consciência de que uma marca é construída à volta de valores e que esses valores terão de ser mantidos seja qual for o meio utilizado para a sua divulgação ou comunicação.

No caso específico da CNN, Mark Haviland focou a importância de estar presente nesses modelos porque os seus utilizadores também se encontravam nos mesmos, no entanto que não deveriam perder o foco da marca que representam. Ou seja, poderão adoptar essas tecnologias e formas de comunicação, no entanto seria essencial agirem da mesma forma que nas restantes plataformas.

Crescimento Mobile em Todo o Mundo

Não restam dúvidas que as plataformas de comunicação móveis são o factor de maior crescimento mundial. Não existem muitos dados fiáveis mediante o factor crescimento, mas os números, mesmo que não correctos, não estarão longe da realidade.

  1. Valores como 5.3 biliões de subscritores móveis (é cerca de 77% da população mundial)
  2. O facto de meio bilhão de pessoas terem acedido à internet móvel em 2009 (2010 terá sido praticamente 3 vezes mais)
  3. Em 2011 cerca de 85% dos novos aparelhos terão forma de acesso Web.
  4. Espera-se que em 2013 se envie cerca de 10 triliões de SMS em todo o mundo.
  5. Apenas nos Estados Unidos se espera que se atinja o Bilião de dólares em Publicidade Online (considero esta estimativa conservadora).

Este vídeo criado pela Sybase é demonstrativo de números concludentes.

Formatos e Plataformas

Algo que se deve levar em conta no que toca à estratégia de Mobile Marketing é que não se pode esperar que a comunicação seja linear em todos os formatos e plataformas da mesma forma. A quantidade de pequenas distinções que fazem toda a diferença em termos de conversão são inúmeras.
Basta pensar, em sistemas operativos que ocupam os maiores fabricantes de smartphones, contam-se o iOS, Android, Palm, Symbian, Blackberry, Bada, Windows e não pára aqui.
Se contarmos com os formatos de comunicação/marketing que podem ser utilizados nestes aparelhos então nem se conseguem transpor para este blog de uma forma completa de tão inúmeros que são.

Fonte: Nielsen

Resumindo, o Mobile Marketing deve estar sim no teu marketing mix, mas é bom que sejas sábio(a) na forma como o utilizas.
Já dizia Chris Arnold, creative partner da Creative Orchestra e autor do livro “Ethical Marketing & The New Consumer”, o melhor número de canais integrados numa acção é geralmente três.

Fontes utilizadas:

Mobithinking.com
GigaOm
SmartGorillas

Tags: