Métricas e como elas podem te ajudar a ter mais sucesso! comunicação
Já aqui antes tinha dissertado sobre as Métricas nas Campanhas Online e aproveito agora também para continuar este tema que considero extremamente importante para o teu sucesso com as campanhas de comunicação online.
Devo confessar que eu não gosto nada de métricas. Tudo o que envolve algoritmos que analisam à décima a tua performance parece-me sinceramente um trabalho ingrato. Porquê? Porque na verdade pouco faz para contabilizar por exemplo a situação esforço e brainstormings que efectuaste para chegar a uma determinada estratégia.
No entanto, tenho que concordar que há um certo trabalho de métricas que temos que fazer, mais que não seja para saber se tiveste retorno com determinada iniciativa ou não.
Não Gosto, mas Necessito
Dito isto, eu não gosto, mas sei que necessito dessas métricas. Para quê?
Bem, no fundo, precisamos de confirmação de que determinadas decisões tiveram validez em números, nem que não seja para nos ajudar na apresentação de reports aos nossos directores se for caso disso. Mas é muito mais que isso. Para tomares uma decisão baseias-te em duas coisas:
- Em Experiência – A tua experiência de acções anteriores e que tiveram sucesso dão-te conforto para tomares iniciativas semelhantes e portanto, é no fundo uma base de dados de várias fontes que agregas no teu cérebro e mediante isso elaboras ideias e iniciativas.
- Em Dados – Quando ainda não tens a experiência, vais basear-te em informação. Em dados sobre vários pontos que em conjunto geram uma fonte de conhecimento que te ajuda a opinar sobre um objectivo. Por exemplo, sabendo que tens que comunicar com um público-alvo de um determinado segmento, é baseado nisso que vais procurar onde comunicar, sendo que ao encontrares forma de os identificares te sentes mais confortável, mesmo que não conheças o meio em que o estares a fazer. Se o fazes de forma acertada ou não já depende dos profissionais em que te apoias e na experimentação.
Como Aplicar essas Métricas?
Essas métricas ou deverei dizer dados, conseguidas de diversas fontes, dão-te conhecimento e bases para aplicares as tuas estratégias de comunicação. Por exemplo, ao saberes que 30% dos teus seguidores no Facebook são mulheres, podes efectuar alguma iniciativa para entregares conteúdo que lhes seja relevante e daí alavancar outras estratégias. A mesma coisa, se sabes que uma determinada base de dados de Permission Email Marketing tem um target de 20.000 subscritores interessados na linha do teu produto.
Estas informações dão-te bases para que fiques com maior confiança na hora de comunicar com estes targets. Saberes o nível de audiência também te ajuda a conceberes se o investimento que vais fazer tem probabilidades de obter sucesso. Mais uma vez, probabilidades são métricas aplicadas a fórmulas de dados mais experiência, com variáveis que poderão resultar em sucesso… ou não.
Como Medir Essas Métricas?
Bem, isso já foi por demais exposto neste artigo sobre como analisar o sucesso de uma campanha online. No entanto, para além das campanhas online, existem as restantes em termos de mobile, mail directo, outdoor, televisão, rádio, imprensa e muitos outros meios. Em todos eles, podemos encontrar métricas e formas de medir resultados. No entanto, na maioria dos meios fora do formato digital, não possibilita uma medição mais exacta, senão baseada em estatísticas e sondagens.
Mas convenhamos, tudo se baseia numa única medição: o ROI.
Podes expor as tuas técnicas para te baseares nas métricas? Que tipo de dados privilegias na tua tomada de decisões?