Marketing Digital – Ainda faz sentido trata-lo como algo separado da Estratégia de Marketing Global? comunicação

Será que ainda faz sentido falarmos do Marketing Digital como se fosse uma faceta estranha e com uma responsabilidade diferente da estratégia de Marketing que elaborámos para a nossa marca/produto?

Este artigo que Filipa Caldeira, CEO Ibérica da Fullsix na Marketeer, veio mesmo em boa altura para levantar esta questão que não é de agora. Na verdade, a estratégia de Marketing deve ter sempre uma linearidade holística em que a experiência para o consumidor terá que ser uniforme. Não faz sentido ter uma abordagem na loja, ter outra num anúncio na imprensa e depois outra vertente na aplicação da comunicação no digital sob pena de prejudicar em grande medida a marca e a confiança que pretendemos criar no consumidor. Só porque os jovens se expressam de uma determinada forma no Instagram ou Snapchat não quer dizer que as marcas tenham que mudar completamente a forma de interagir com os seus consumidores nestas redes e sequer se faz sentido estar presente.

No entanto, o mesmo serve para o reverso da medalha. Assim como a inclusão dos formatos digitais não deve ser encarado como algo que se adiciona no final do planeamento dos formatos tradicionais, também não deve ser considerado tão radical que tenha que ser substancialmente diferente do que quer aplicar nos restantes meios. Tudo deve conjugar respeitando os tempos de aplicação de cada meio. Sim, no digital o tempo de aproximação ao mercado é substancialmente mais rápido, mas tendo isso em conta há que ter essa estrutura de planeamento e de agendamento previamente considerado. Assim não há disparidade de mensagens e timmings distintos.

Marketing Digital ou Marketing Omnichannel?

Assim sendo, a aplicação da mensagem que se pretende transmitir no Marketing Digital deve ser considerado desde logo na estratégia de comunicação e marketing que se pretende lançar no mercado. Ser integrado numa perspectiva Omnichannel em que a mensagem e objetivos devem ser centrais, mas a sua aplicação ter as variações dependentes pelos meios a utilizar.

O Content Marketing que tanto está em voga atualmente, apesar de já ter a sua existência presente muito antes de existir internet ou os meios de comunicação hoje considerados standard, tem o seu objetivo muito mais vasto com a distribuição repartida por uma multiplicidade de canais com as suas características bem definidas. O conteúdo criado uma vez pode ser adaptado, repartido e esmiuçado por uma série de canais e assim propagar a nossa mensagem de uma forma muito mais rápida, vasta e viral do que alguma vez na nossa história tivemos essa oportunidade.

Portanto, deixemos de pensar em criar conteúdos para o Online, criar conteúdos para uma Televisão e sim, vamos pensar em criar conteúdos para passar a nossa mensagem, aproveitando depois esse investimento adaptando-o a cada canal e tirar o maior proveito de cada um.

O consumidor assim tem uma comunicação uniforme, cria confiança e ainda beneficia o investimento a efetuar porque otimizamos os recursos.

Pensemos assim em Marketing. Deixemos de falar em Marketing Digital como muito bem expressou a Filipa Caldeira.

seoexperts360
Phone: +13036301380
Url:
720 S Colorado Blvd Tower 1120, Denver, CO 80246, United States
denver, CO 80246

Tags: