A Killer App que já vem Instalada em todos os Smartphones comunicação
Todos falam de Pokémon. Como está a crescer de forma estrondosa, destronando redes sociais tais como o Twitter, Pinterest e mesmo prejudicando o fluxo de receitas de gigantes como o Facebook ou o Google. Está a mudar a atenção diária que damos às restantes coisas e o tempo despendido à procura de criaturas virtuais. Chamem-me doido.
Se existe uma commodity que é realmente escassa e limitada é… tempo!
Todos temos exatamente a mesma quantidade de tempo todos os dias para gastar naquilo que consideramos mais importante ou ao que dedicamos a nossa melhor atenção. Alguns escolhem passa-lo a dormir, festejar, trabalhar, estar com a família… ou a fazer nada. Entre aquilo que uma pessoa considera importante, existem imensas pequenas rotinas. Algumas destas rotinas é o que verificamos no nosso aparelho móvel.
Vamos focar nesse aspecto por um momento: o seu telemóvel, que por sua vez se está a tornar uma parte híbrida do seu corpo. Mesmo no seu ecrã de telemóvel completamente atulhado de apps e pastas, na realidade apenas verifica duas ou três aplicações de forma regular baseando-se nas suas necessidades e hábitos. Por isso o objetivo final de qualquer marca é ser uma dessas aplicações, certo?
E se… pudesse atingir a sua audiência de forma transversal, através de um sem fim de sistemas operativos, aparelhos, versões de apps e até estar disponível em desktops ou através de qualquer navegador web? Vá lá Rui, acho que está a viajar na maionese…
É verdade. Existe uma forma… e está aqui quase desde que a internet foi inventada. É parte das nossas vidas diárias, dos nossos hábitos e quase todos sabem como funciona. Ainda não descobriu? Não é assim tão difícil.
.
(desça para ver a resposta)
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
(soem os tambores)
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Sim, é o Email. Correio Electrónico na sua Caixa de Correio Virtual.
Um momento, eu li 6 parágrafos para chegar aqui e ficar a saber que estamos a falar de uma coisa tão antiquada como o Email?
Peço que fique comigo apenas por mais uns minutos. Não se irá arrepender.
Cada smartphone tem uma aplicação para Email. Caso não tenha, pode verificar o email em qualquer navegador web. Isso significa que é completamente agnóstico a plataformas e a aparelhos. Se tiver um acesso à internet, pode enviar e receber emails, certo?
Até existem aplicações apropriadas a este canal em todos os sistemas. Tem sido assim até mesmo antes da massificação das Apps Stores. Vem já como parte integrante de qualquer aparelho móvel. Até a Nokia tem esta app, imagine só.
Mas eu estou a ouvir o que diz… Já não é sexy. Quando ouvimos esta palavra, os nossos olhos tendem a revirar e fazemos uma cara como se estivéssemos a falar de uma abominação. E, no entanto, funciona!
É mais sexy falar de aplicações de messaging, redes sociais, o poder das aplicações. O jogo virtual de realidade aumentada que nos permite apanhar uns animais imaginários passados da cabeça. E, no entanto, funciona!
Os Teenagers já não o usam. Vai acabar por “morrer” quando a Geração X e a Geração Y (Millennials) ficarem demasiado velhos para tocar num ecrã. A Geração Z já não o usa. Será que é mesmo?? E, no entanto, funciona!
Existe tão mau nome e más prácticas neste meio que acabamos todos em caixas de spam por todo o lado. Pode acabar dessa forma se estiver a fazer mal as coisas. E, no entanto, funciona!
Podemos discutir o dia todo, mas o que não podemos refutar são factos. Aquilo que normalmente é baseado em números e verdades fundamentadas em pesquisa ou dados reais… Yeah, super aborrecido olhar para números… e, no entanto… funciona.
Existem uns contabilizados 2.6 biliões de utilizadores de email em 2016 – beat that, Facebook 😉 – e ainda está a crescer para uns estimados 3 biliões de utilizadores de email em 2020. Isto significa que quase metade da população do mundo irá usar email. Realmente impressionante, não acha? Um marco significativo para algo que está considerado “morto”.
Email é declaradamente 40x melhor que o Facebook e Twitter para adquirir novos clientes. Quarenta vezes mais que as redes onde tantas marcas queimam o seu dinheiro de forma mensal. Não estou a dizer que não seja interessante publicitar ali para algumas estratégias, conversões e branding, mas talvez deva considerar uma mudança no planeamento do budget para onde providencia melhor ROI. Ou talvez eu esteja a ser completamente doido por dizer isto em voz alta.
88% dos Marketers – espere, deixe-me escrever isto de novo – 88% dos Marketers diz que o email marketing representa um ROI positivo. Talvez estejam todos doidos.
Mesmo este artigo chega na altura ideal para deitar alguma luz naqueles que referem que os teenagers não estão a utilizar o email. Não estão a usar… como as outras gerações o fazem. Mas continuam a utilizar. Pode inclusive ser reflectido nas palavras de Dan Buckstaff “[Email] pode até ser considerado o ‘passaporte’ das pessoas no mundo virtual”.
Se realmente necessita de mais provas, este estudo da Adestra afirma que o canal número um que os teenagers preferem para serem contactados pelas empresas é… yap, adivinhou: Email.
Seja completamente honesto(a) comigo, por favor. Eu sei, prefere utilizar o Slack, Messenger ou o que entender melhor para comunicar com os seus colegas e alguns clientes ou amigos dado que parece mais “cool” e menos “frio”, profissional. Um chat entre amigos poder-se-á dizer. Contudo, pode mesmo deixar de usar completamente o Email como ferramenta para comunicar de uma forma privada e pessoal? Em negócios? Porquê sequer se dar a esse trabalho?
Deixe-me lhe perguntar isto: Acha que voar para outros Países para conhecer outras culturas é aborrecido? Acha tedioso conduzir ao longo da costa no seu carro para ver o pôr-do-sol? Acha incómodo surfar a onda perfeita no dia perfeito?
Bem, todas estas coisas estão aqui há muito mais tempo que o email e no entanto você pensa que são fantásticas. O que sucedeu foi que os aviões, carros e pranchas de surf evoluíram. Assim como o email de várias formas. Se feito de forma correcta até se adapta ao seu ecrã e tudo. Mas necessita de mais do que isso. Necessita de uma revolução.
Esqueça tudo o que sempre soube sobre email marketing. O que está mal no email marketing é que continua a utiliza-lo exatamente da mesma forma desde sempre. Faz um envio massivo de uma simples mensagem (personalizada ou não) à sua base de dados inteira (ou segmentos se assim o definir). O que é estranho é que ainda funciona. Mas precisa mudar essa mentalidade.
E se eu lhe disser que pode enviar a mensagem certa à pessoa certa, na altura ideal, utilizando um algoritmo complexo baseado em big data? Este será sempre o objectivo primordial que todos deveríamos tentar almejar como a próxima revolução do email marketing.
Uma Lista colectiva de Subscritores de Permissão Expressa de Publishers de topo toda integrada através de uma única plataforma de forma a prevenir duplicados e dar uso a ainda mais informação sobre os interesses dos subscritores. Um Marketplace aberto onde pode segmentar a sua audiência, atingir novos potenciais clientes e ainda ter a certeza de que os mesmos irão receber a sua mensagem quando estão preparados para a receber? Se é um marketer diga-me lá se nunca sonhou com isto.
É real. Está aqui. O único Marketplace de Email Marketing Opt-in do Mundo. Fique a conhecer o EmailBidding e deixe o seu algoritmo trabalhar em seu benefício.
Verá resultados cada vez melhores à medida que os dias vão passando e a plataforma começa a “conhecer” como as pessoas reagem com a sua mensagem. Os Marketers necessitavam desta revolução. A Revolução do Email Marketing.
Artigo originalmente publicado no meu Blog Pessoal em Inglês »