Dados e Métricas em Marketing Digital – Em que Confiar? marketing

É certo que uma das principais vantagens do Marketing Digital, para além de podermos ter resultados mais rápido sempre foram os dados e métricas que conseguíamos obter. Essas métricas poderiam nos dizer em tempo real, se uma campanha ou ação estava a decorrer de forma satisfatória ou não.

Ora, desde então, os profissionais de marketing sempre se basearam nesses dados para tomar decisões. Investir mais ou menos, validarem os seus KPI’s (Indicadores de Desempenho) e no fundo justificarem as suas ações perante os stakeholders.

Ao longo dos anos e com especial incidência nas contínuas notícias sobre dados mal interpretados ou mesmo fraudulentos, essa confiança tem sofrido um abalo significativo. Investimentos brutais podem ter ficado invariavelmente perdidos porque os KPI’s a que se apontavam podiam estar a ser mal interpretados ou mesmo errados de todo. De repente, a tabela de excel que parecia mostrar um nível satisfatório, estava em derradeiro negativo.

Isto, especialmente porque a maioria destas notícias se referem a entidades sobre as quais recai o grosso dos budgets de marketing digital de hoje em dia. Nomeadamente Facebook, propriedades Google ou mesmo players de programmatic por exemplo. O que é certo é que os profissionais de marketing não se sentem “seguros” em relação aos dados que obtêm.

E essa desconfiança começa a tomar proporções significativas na medida em que tomam decisões.

O que Fazer Quando nos Falham os Dados?

Análise de Dados e Métricas

Primeiro que tudo há que definir os dados que não dependem de terceiros. Ou seja, quais dados ou métricas poderá ter mais razão para confiar? Normalmente são os seus dados internos. São as vendas que conseguiu atingir num determinado período. São os contactos de potenciais clientes que conseguiu registar. É o feedback que obteve da sua equipa baseada no que os seus clientes comentam. São inúmeros fatores, mas são dados que estão do lado da sua marca e não dependentes de dashboards e métricas que não controla.

Outra solução passa por ter várias entidades que monitorizam os mesmos dados de forma a poder cruzar os mesmos e verificar se existe idoneidade do que está a analisar. Mas mesmo esta solução não é à “prova-de-bala”. Se os dados que estão a analisar tiverem a mesma origem controversa ou menos clara com scams bem elaborados, poderão estar a contabilizar de igual forma. Ou seja, não é inteiramente culpa de um ou outro provedor.

Aliás, acredito que cada network queira acima de tudo providenciar um bom serviço e providenciar valor aos seus clientes. É a única forma de serem sustentáveis a longo prazo. No entanto, são responsáveis sim de almejarem sempre a melhoria dos seus algoritmos e tecnologias para atingir dados cada vez mais credíveis. Alguma displicência ou menor cuidado poderão estar na origem da grande disparidade verificada nas métricas do Facebook e que levou alguns anunciantes a processarem o gigante das redes sociais.

Encontre as discrepâncias e trabalhe sobre as mesmas. Costuma-se dizer que “no meio estará a virtude” e assim será nesta análise dos vários resultados.

Foco nos Resultados que Interessam

Há certos dados que são mais difíceis de não ser reais. São eles os de interação concreta com a sua marca na forma de vendas, pedidos de orçamentos, leads, etc. Se esse volume está de facto a acompanhar a linha de crescimento verificado nos restantes, será mais um indicador de correção.

Outra análise passa por uma linha de feedback por toda a sua organização. Em que os colaboradores possam assim expor a origem de cada venda ou interação mediante a conversa com o cliente. Se existir essa rotina de inserção de dados, poderão providenciar dados legítimos sobre o sucesso de determinadas ações.

Faça uma lista de todos aqueles valores que sabe que serão os mais verdadeiros possível no que respeita o seu negócio. Baseie-se nesses valores para verificar se o investimento que está a efetuar, de facto, está ou não a aportar mais negócio.

No fundo, é tudo simples matemática. 😉

Se tem mais alguma experiência neste contexto a adicionar basta comentar aqui embaixo. Estamos aqui para isso!

seoexperts360
Phone: +13036301380
Url:
720 S Colorado Blvd Tower 1120, Denver, CO 80246, United States
denver, CO 80246

Tags: