Como Aproveitar a Geo-Localização no Marketing comunicação
Como já deve ser do teu conhecimento, os players do momento, Google e Facebook, apenas para citar alguns, estão a focar grande parte dos seus desenvolvimentos na temática geo-localização e sem sombra de dúvida será a tendência dos próximos anos.
No fundo é quase um retornar às origens. Antes foi o paradigma de pensar em abranger o mundo, agora a ideia é depois de chegar a todo o lado, conseguir ser relevante localmente.
Empresas que começaram muito recentemente como o Foursquare, Gowalla e o ícone do marketing local Groupon são os porta estandartes de uma corrida que se prevê de fundo.
Mas Qual a Importância da Geo-Localização para o Teu Negócio?
Bem, seja qual for o teu modelo de negócio, a geo-localização é de suma importância. Repara que não tens necessariamente de ter uma loja aberta ou um escritório local onde necessites de atingir apenas essa zona. Sim, essa seria a mais valia mais clara. Mas acima de tudo, trata-se de identificar targets, de identificar possíveis compradores a partir de mais uma condicionante que neste caso é a sua localização geográfica mais precisa.
Imagina que queres apenas comunicar com pessoas que naquele momento estão a entrar num IKEA ou numa Decathlon e fazem o chamado check-in (activam o identificador de local em alguma destas redes mencionadas acima), podem obter de imediato uma informação relacionada com esse mesmo local ou entidade.
Imagina As Possibilidades
Reiterando o exemplo anterior, imagina que ao entrar no IKEA tens de imediato um voucher de 5% na compra de um determinado produto do dia. Este é o exemplo mais claro e possivelmente o mais perceptível de imediato. No entanto, podes utilizar esse mesmo check-in para indicar que a Moviflor tem uma promoção bem mais interessante, o também chamado Marketing de Guerrilha.
Mais ainda, podes ter um negócio online que não tem necessariamente de ser um espaço físico para assim mesmo conseguires obter uma segmentação mais abstracta. Por exemplo, determinados utilizadores que estão a fazer check-in num determinado local, por si só pode ser significativo do seu tipo de interesses e logo, ser relevante para a tua estratégia de marketing. Por exemplo, um visitante de uma loja Apple tem um tipo de mentalidade ou de perfil diferente de um visitante da loja Rádio Popular, por exemplo. Não é linear porque existe assim mesmo uma certa abrangência, mas não deixa de ser indicativo.
Mas não sejamos também tão restritos a espaços físicos identificados mas também ao seu espaço geográfico. Um utilizador que conseguimos identificar numa cidade com aeroporto poderá ter maior propensão a achar interessante a venda de bilhetes para um desconto especial na companhia aérea X, do que um que está naquele momento numa aldeia do interior.
Mais Um Nível de Segmentação
No fundo trata-se de mais um nível de informação que podes integrar no teu marketing plan. Na tua estratégia de presença online. Aprende como obteres o melhor retorno estando atento ao desenvolvimento destas iniciativas.
Quais as tuas ideias a respeito? Já utilizas algum destes meios de geo-localização? Assim de repente vêem-me várias à cabeça, mas gostaria de saber qual utilizas e se utilizas. Obrigado!