Cada Marketing No Seu Galho comunicação

Foto cortesia de Vinicius.

Já reza a história que cada Macaco no seu Galho, pois isso adapta-se perfeitamente ao que eu disse ontem a um amigo meu de uma agência criativa depois de um desabafo.
Perguntava-me ele como é que podia acabar com a teimosia de um cliente seu que simplesmente teimava em que um determinado meio não funcionava. Aliás, jurava a pés juntos que nem valia a pena experimentar.

A razão até é simples. O dito cliente tinha tido uma experiência anteriormente com esse meio ao efectuar uma campanha de alguns milhares de euros e simplesmente não deu certo. Foi aliás um fracasso total mediante as suas expectativas iniciais.

Expectativas, Ai as Expectativas

Esse é um dos piores males do mundo. Normalmente o termo expectativa representa que está expectante e logo, inseguro perante um determinado resultado ou acção. Ou seja, é uma lotaria. Resta rezar que dê certo. Na verdade, não é tanto assim. Não é que se esteja a jogar os dados ou roleta.
Quando algo se faz baseado em boas práticas e com conhecimento de causa pouco risco existe na acção que se pretende efectuar. O conhecimento é 80% de certeza de que irá funcionar. Os restantes 20% são imponderáveis e factores aleatórios.

Mudar Preconceitos

É difícil mudar preconceitos porque eles foram concebidos através de alguma experiência boa ou má, consoante os casos. Portanto, havendo experiência, para mudar esse conhecimento há que efectuar um trabalho árduo de desformatação ou pelo menos adicionar outras experiências distintas para que se forme uma nova forma de pensamento. Há quem afirme que para mudar um preconceito pejorativo face a uma experiência, ter-se-á de conseguir três novas experiências similares mas obviamente que com um resultado positivo. Somente assim se consegue pelo menos colocar a dúvida ou na verdade abrir a sua receptividade para aceitar que pode ser que estivesse equivocado(a).

Cada Meio é um Meio

Em resumo, cada meio de comunicação tem as suas características próprias e tem a sua própria forma de conseguir os melhores resultados. Desengane-se quem acha que consegue obter bons resultados adoptando o mesmo material de um anúncio de imprensa num outdoor por exemplo. Ou quem utiliza esse mesmo anúncio de imprensa num formato digital enviado por email. Assumamos que para sermos bem sucedidos temos de ter conhecimento e se não temos esse conhecimento temos que procurar quem o tenha para que nos auxilie e evite que venhamos a obter más experiências e logo, achemos que o meio não funciona. Provavelmente, mas só provavelmente, o problema não é do meio, mas do Marketing que foi efectuado.

Qual a tua opinião sobre isto?

Tags: