A Fórmula para uma Ação Viral marketing
Eu estava a navegar e no Twitter recebi um link de uma pessoa que estou a “seguir” que me levava a um vídeo do YouTube sobre uma campanha publicitária que correu extremamente bem em São Paulo no Brasil. Vi, adorei e decidi inclusive efectuar um artigo sobre essa campanha. Já ponderaste sobre a viralidade desta acção?
Uma simples ideia, um acordo publicitário com algumas rádios de São Paulo e depois simplesmente esperar acontecer. E aconteceu. A Brastemp, marca do universo Whirlpool associada a esta acção, beneficiou tremendamente com efeitos “onda” que ainda não terminaram de se movimentar.
Aqui deixo o vídeo da acção:
Mas o que foi importante para dar certo?
3 ASPECTOS ESSENCIAIS
- A ideia. O criativo ou equipa criativa por trás desta ideia está de Parabéns. Há que criar ruptura se bem que o termo será mais disruptivo com o status quo para criar notabilidade e reconhecimento. Fazer tudo exactamente como todos estão a fazer não destaca, apenas aumenta o número de mais do mesmo. Há poucas coisas que inspirem mais a viralidade de uma acção preparada que a emoção, o apelar ao sentimento e de preferência que seja unânime por uma vasta maioria de pessoas nos seus vários géneros, crenças e culturas. O sorriso é um justo vencedor.
- A equipa de Marketing da Brastemp. Sem o risco inerente de efectuarem uma acção deste género nunca teria saído do papel onde muitas ideias residem até uma corrente de sucessivas aprovações a façam ganhar vida. Há que ter a coragem de enveredar pelo risco de comunicação, tendo em mente o benefício da marca. Parabéns!
- As pessoas. As pessoas aderiram. As pessoas quebraram a difícil barreira à qual se impõem todos os dias para se defender de ataques ao seu EU, para abrirem um sorriso, arriscarem o ridículo perante o próximo e no final verificarem que não são os únicos. Que as outras pessoas também estão ali na mesma situação que ela. Essa descoberta é só por si origina o Sorriso mais aberto que podemos conseguir. Afinal não está só… há uma ligação. E essa ligação propaga-se pelos “Retweets”, pelas partilhas nas restantes redes sociais, por publicar nos seus blogs, nos seus perfis digitais, por falar com os amigos no café, ao mostrarem o vídeo nos seus telemóveis, comentarem o que se passou à família, partilharem o calor…
É isso que gera essa viralidade. Só para o demonstrar, este vídeo foi publicado a 10 de Novembro e já tem à data de ter publicado este artigo mais de 1 milhão e 400 mil pageviews. Fora os restantes efeitos virais em blogs e restantes redes sociais.
Uma boa ideia que teve a “coragem” de sair do papel!