4 Passos para Analizar o Sucesso de uma Campanha Online comunicação
Já te aconteceu estares a experimentar um novo meio ou um novo provider para levares tráfego para o teu site e não teres uma ideia clara da sua rentabilização? Pois aqui deixo algumas sugestões, mas reforço que existem hoje em dia inúmeras avaliações e sistemas que servirão para o mesmo fim. Estas são apenas aquelas que considerei mais simples e que funcionam bastante bem.
Passo Um: Objetivo da Acção
Antes mesmo de começares a escolher quais as ferramentas, convém saber qual o objetivo primordial da acção. Ou seja, onde é que consideras que houve real valor?
Foi por se registarem na tua newsletter?
Foi o pedido de mais informações, vulgo Lead?
Somente após todas estas temáticas bem definidas é que poderás ter uma estratégia de acção e depois avaliar esses mesmos resultados.
Para esta análise, vamos supor que queres mais registos na tua newsletter. Nesse caso, tudo o que tens que fazer é monitorar o tráfego que visualizou o teu anúncio, os cliques efectuados no mesmo, as entradas no teu site, em que páginas isso aconteceu (recomenda-se uma landing-page específica para tal) e então por fim quantos realmente concluíram o seu registo na tua newsletter.
Passo Dois: Escolher a Ferramenta de Análise de Campanha
É certo que todos os meios de divulgação praticamente conseguem monitorar as acções que desenvolvem. Por exemplo, se utilizares o Google Adwords, terás um relatório bastante pormenorizado de tudo em relação à campanha. Com o Yahoo! Ads igualmente, assim como Bing. Se no entanto escolheres redes de sites em display, também estes normalmente já conseguem dar relatórios interessantes. Mas a minha recomendação é sempre de que tenhas um sistema independente para sua monitorização correcta. Isto porque além disso te permitirá controlar igualmente a sua conversão.
Apresento algumas das Ferramentas Digitais que já utilizei, mas podes igualmente encontrar outras com as quais tenhas maior segurança. O filtro que fiz teve em mente três particularidades que creio essenciais: características disponíveis, fiabilidade e preço.
- Google Analytics – Esta ferramenta tornou-se incontornável especialmente por três motivos: Facilidade de Utilização, Credibilidade por ter sido desenvolvida pelo Google e o facto de ser completamente Gratuita.
Com esta ferramenta, podes monitorar todas as tuas páginas do site de uma forma uniforme e inclusive fazer tracking de conversões.
Ainda do Google podes utilizar a DoubleClick que é um standard da indústria de marketing digital, portanto, se pretendes dados que se integrem em pleno nas plataformas de anunciantes e/ou agências, esta é a ferramenta mais simples para tal. No entanto tem custos significativos comparando com as outras ferramentas que emito abaixo.
- MixPanel – Esta ferramenta mais recente tem a particularidade de ser completamente enfocada a resultados. Por exemplo, crias o objectivo que pretendes e desde logo, monitoras completamente as conversões e onde estás a ter maiores resultados de “paragem” ou desistência. Se for uma situação pontual e até 25.000 registos de dados é completamente gratuito.
- OpenX – Plataforma que permite não só medir conversões, como ainda providencia funções de AdServer (podes alojar ali os teus banners o que é óptimo para controlares a forma como é distribuída a tua comunicação).
- Omniture – Da Adobe, vem esta ferramenta de análise web com funil de conversões e estudos ad-hoc bastante preferida pelos criativos e agências, dada a sua grande quantidade de recursos e apresentação dos dados, gráficos e design.
Bem, penso que com estas ferramentas bem aplicadas já dará para teres uma noção da proveniência e conversão das tuas acções.
Passo Três: Compreender os Resultados
Algo de suma importância é saber “ler” os resultados e compreende-los dado que são alvo de várias interpretações. Por exemplo, nem sempre o maior número de entradas no site proveniente de um provedor é sinónimo do maior sucesso em detrimento de outro, isto se o objectivo da acção era aumentar o nº de registos na newsletter.
Por exemplo, um dos meios utilizados na tua campanha que teve menos entradas, pode eventualmente ter tido maior sucesso em registos na tua base de dados.
Isso pode significar que é onde poderás investir em maior volume, pois é onde se torna mais rentável.
Também podes analisar quais são os conteúdos que mais obtêm reconhecimento por parte dos teus utilizadores. Com essas análises poderás condicionar a forma como inseres os conteúdos no teu site para então obter maior retorno.
Passo Quatro: Medir Investimento Versus Retorno
Este é o momento crucial. É aqui neste processo que poderás verificar se efectivamente tiveste ou não o sucesso que almejavas. Ou seja, obtens maior rendimento que o inicialmente investido.
Mas atenção: Não significa que seja imediato. Por exemplo, se o objectivo foi conseguir mais registos na newsletter, a contabilização deverá ser feita ao nível de conversão que irás obter através dos envios da tua newsletter. No fundo, ao obteres um rácio de que tens um certo percentual de retorno mediante cada envio da tua newsletter, isso irá reflectir no que um exponencial de X mais registos poderá obter no futuro.
Ufff, matemáticas!
Mas é certo que não podemos passar sem esta medição necessária para então validar os investimentos efectuados nestas acções.
E então, qual foi o rácio de sucesso obtido na última acção que efectuaste?